in

Urgente: barragem da Vale poderá romper nos próximos dias e causar grande destruição

Band/Montagem-Russel

Nesta quinta-feira, dia 16, o Ministério Público de Minas Gerais recomendou que a Vale informe a população de Barão de Cocais sobre os ricos de um possível rompimento da Barragem Sul Superior.

Tal decisão foi tomada após o MPMG receber da própria mineradora, um documento informando que a velocidade de aceleração de movimentação do talude norte poderá fazer com que haja rompimento da estrutura a partir do próximo domingo (19).

Publicidade

Nesta última segunda-feira (13), a companhia admitiu que de fato houve uma movimentação no talude norte da Cava de Gongo Soco e a Defesa Civil já alertou que a estrutura vem se deslocando uma média de 4 centímetros diariamente.

Esta barragem é semelhante à que se rompeu em Brumadinho em janeiro deste ano e deixou mais de 200 mortos, além dos muitos feridos, desabrigados e uma destruição que ainda vem sendo contabilizada, pois muitas famílias perderam tudo que tinha e até quem mora mais distante vem sendo prejudicado por causa da contaminação da água.

Publicidade

Agora o Ministério Público recomenda que a Vale dê todo apoio logístico, médico e psicológico às famílias que poderão ser atingidas, caso aconteça uma nova tragédia nos próximos dias.

Também é indicado que a companhia providencie um posto de atendimento 24 horas nas cidades de Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara, contando com equipes multidisciplinares e que estejam treinadas a receber as vítimas, prestando todo atendimento necessário.

A Defesa Civil não informou qual seria o tamanho da destruição caso esta barragem ver a se romper.

Publicidade

Leia Também

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br

Whindersson Nunes quita dívida de seguidora com agiota e evita o pior

Renato Aragão ameaça quem zoá-lo por ‘No céu tem pão’: ‘Essa pessoa deveria ser presa’