Rei da Suazilândia obrigará homens a se casarem com 2 esposas ou serão presos, afirma site

PUBLICIDADE

De acordo com uma matéria pulicada pelo site The African Exponent e replicada por vários jornais, na terça-feira (13), o rei Mswati III disse que todos os homens serão obrigados a se casarem com mais de uma mulher. Segundo o rei, a partir de junho, caso os homens não acatem suas ordens, serão presos.

Segundo a imprensa The African, o rei Mswati III, que mora em Suazilândia, país na África Austral, tem 15 esposas e 25 filhos. Porém, o governo de eSwatini (Suazilândia) negou a informação.  

O site The African, relatou que o governo patrocinaria todas as cerimônias de casamento e ofereceria casas a homens que tivessem entrado em casamentos polígamos. Segundo o jornal, o rei “declarou na Suazilândia que os homens, a partir de junho de 2019, terão de casar com pelo menos duas ou mais esposas, ou serão presos se não o fizerem”. O porta-voz do governo, Percy Simelane, chamou a história de maliciosa e venenosa.   

Sua Majestade não fez nenhum pronunciamento nesse sentido, já que nunca foi uma questão levantada“, disse Simelane. Ele disse que a história “não é apenas um insulto à monarquia e à cultura da eSwatini, mas uma desgraça para o jornalismo“. O governo exigiu que o jornal retratasse sua história. 

Quem é Mswati III

Mswati III foi o sexagésimo sétimo filho do Rei Sobhuza II, que morreu de pneumonia em 1982, na época Mswati, tinha 14 anos.  Ele foi coroado como Mswati III, e Rei da Suazilândia, em 25 de abril de 1986, com a idade de 18 anos, tornando-se o mais jovem monarca governante do mundo naquela época.

Juntamente com sua mãe, Ntfombi Tfwala, agora Rainha Mãe (Ndlovukati ), ele governa o país como um monarca absoluto. Mswati III é conhecido por sua prática de poligamia (embora pelo menos duas esposas sejam nomeadas pelo estado) e atualmente tem 15 esposas. Suas políticas e estilo de vida pródigo levaram a protestos locais e críticas internacionais.