Imagem viraliza a web e promete diagnosticar problemas de visão

PUBLICIDADE

Já se tornou comum, nas redes sociais, como WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram, a circulação de imagens e vídeos que ‘viralizam’, ou seja, repercutem de tal forma que se tornam um dos assuntos mais comentados do momento.

Na Indonésia, por exemplo, tem circulado nas redes sociais a imagem de um suposto teste que detecta problemas de visão, como astigmatismo e miopia. Segundo a brincadeira, as pessoas devem olhar para o ponto central da imagem e identificar números. De acordo com a sequência vista, o diagnóstico é dado. É assim: 3246 – você tem astigmatismo e miopia; 3240 – apenas astigmatismo; 1246 – apenas miopia; e 1240 – sua visão é perfeita.

Muitos internautas, imediatamente, já detectaram os números e se autodiagnosticaram míopes e/ou astigmáticos. Mas, teve até o contrário: nada. “Quando os outros estão ocupados debatendo os números que aparecem … eu nem vejo números …”, disse uma seguidora do perfil, que trouxe esse post.

De qualquer modo, essas imagens servem apenas como brincadeira. Os oftalmologistas – médicos especialistas em problemas da visão – recomendam que o diagnóstico preciso de miopia e astigmatismo, inclusive com número exato de graus de distorção visual, deve ser feito em consultório e por profissionais habilitados.

Ainda que você consiga enxergar algum número na imagem mostrada, não deve servir como um diagnóstico ou constatação de doença visual. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), é necessária a realização de exames oftalmológicos desde a infância para prevenir e corrigir eventuais problemas de visão e, pelo menos, um exame de vista anual a partir dos 30 anos de idade.