Valverde pode estar de saída e Barça já tem alternativas

PUBLICIDADE

A derrota inesperada do Barcelona, contra o Liverpool pode fazer mais baixas no time do que o esperado. Para começar, é a posição de Ernesto Valverde, que parece ter ficado em risco. Pelo segundo ano seguido, o Barcelona caiu goleado, na Champions. 

Valverde contestado

No ano passado, o time perdeu para a Roma, desperdiçando uma vantagem do jogo de ida de três gols e, esse ano, fez exatamente o mesmo, mas com o Liverpool. Ou seja, para muitos, o time não aperndeu nada com os erros de Roma e Valverde se mostrou novamente incapaz de mudar o time.

O treinador espanhol só colocou mais um atacante, quando já estava perdendo 4 a 0. Reagiu tarde demais Valverde, e seu futuro pode estar cada vez mais longe do Barça. 

Apesar de vencer a Liga e estar na final da Copa, o fracasso na Champions League é pesado demais sobre Ernesto Valverde, um treinador que até vem sendo acusado por estar alterando o estilo de jogo do Barça. Durante anos, o ‘tiki-taka’ deu muitas vitórias para o Barça, mas com Valverde, o time pratica um futebol mais direto e sem tanta posse. Mesmo sendo campeão por dois anos no Barça, isso poderia não ser suficiente. 

Possíveis sucessores em agenda

Com a saída quase certa de Ernesto Valverde, o Barça teria já algumas opções  em agenda. De acordo com o site Don Balón, um dos principais nomes seria Quique Setién, o treinador do Bétis Sevilha, que seria o mais parecido com Pep Guardiola e seu futebol de toque e vistoso. 

Outro nome que estaria agradando é o de Laurent Blanc, que está sem treinar desde 2016, quando deixou o Paris Saint-Germain. Blanc também foi jogador do Barça, o que o torna mais próximo e conhecedor do time. 

Porém, o favorito seria Erik Ten Hag, que está levando o Ajax a uma temporada histórica. O time da Holanda já conquistou a Copa, está disputando a Liga e perdeu uma semifinal emocionante com o Tottenham, sendo eliminado da final da Champions, no último minuto.

Isso depois de terem eliminado times como Benfica, Real Madrid e Juventus. Trabalho sensacional desse treinador holandês, que tem o modelo  de jogo da escola de Johann Cruyff e que muito agrada no Barcelona. 

https://www.instagram.com/p/Bw5OACdgQBJ/

Ten Hag sabe como tirar o melhor dos jovens e com seu futebol de ataque e de posse, ele conseguiu apaixonar a Europa, com seu estilo mais arrojado, mesmo não tendo tantas estrelas como outros times.  Ten Hag seria o nome indicado para devolver o estilo de jogo do Barça, que tanto sucesso fez no passado. Ainda para mais, o Barça já contratou De Jong, e com Tem Hag poderia chegar ainda De Ligt.