Messi e o novo Barça: quatro saídas, três reforços e uma surpresa

PUBLICIDADE

A derrota na Champions League ainda dói no Barcelona. E ainda mais depois do ano passado algo muito semelhante ter sucedido. Esse ano, derrota com o Liverpool, no ano passado foi com a Roma o pesadelo, com o Barça desperdiçando uma vantagem de três gols, sem saber como reagir no campo. Ou seja, parece que o Barça não aprendeu nada com o episódio de Roma e voltaram a errar igual. Por isso, muito tem que mudar no time e parece que a diretiva está disposta em fazer alterações sérias. 

Quatro contratações  

Para começar, alguns reforços que possam mudar o que vai correndo mal no elenco. O primeiro é Frenkie de Jong, o meia do Ajax, que já está fechado desde janeiro. Junto com o holandês deve chegar seu bom amigo e companheiro de equipe, o zagueiro Matthijs de Ligt. 

A terceira contratação seria um lateral direito. Ferland Mendy, do Olympique de Lyon, e Joshua Kimmich, do Bayern de Munique, estariam no topo das preferências do Barça. 

Finalmente, tudo indica que o Barça vai tentar um novo galáctico para o ataque. E parece que o favorito seria Antoine Griezmann, o atacante francês do Atlético de Madrid. 

Quatro craques na porta de saída   

Para esses craques chegarem no Barça, outros precisariam sair. Para dar espaço e dinheiro para todo o investimento. O primeiro na porta de saída seria o zagueiro francês Samuel Umtiti, que acabou perdendo espaço no time titular. Depois, o atacante Malcom, porque ainda não conseguiu provar merecer mais oportunidades. 

Ivan Rakitic é um outro caso complicado, porque apesar de o croata não estar jogando como em outros tempos, ele continua sendo intocável para Valverde. Porém, ele poderia render ainda bom dinheiro para o Barça. 

Finalmente, a lista parece que vai contar ainda com o nome de Phillippe Coutinho. Depois de uma temporada e meia no clube catalão, o brasileiro não deu ainda o nível que se esperava dele quando o Barça pagou 160 milhões de euros por seu passe. 

A surpresa: Ernesto Valverde

Porém, todas essas mudanças seriam pouca coisa, quando comparada com a grande alteração que muitos aguardam. Ernesto Valverde não deve seguir no Barça. De acordo com o Don Balón, será o treinador quem vai entregar seu lugar. 

O treinador mudou muito o estilo de jogar e são muitos os que acusam Valverde por ter acabado com o DNA do Barça, terminando com o jogo de posse e de toque, que deu tão bons resultados para o Barça, nos últimos anos. Essas duas eliminações na Champions, tão parecidas, poderiam ser o ponto final na carreira de Valverde como treinador do Barça.