Mãe faz alerta após bebê de 1 ano se enforcar com colar de âmbar; entenda os riscos do uso

PUBLICIDADE

Uma mãe passou por um dos momentos mais difíceis em sua vida, a perda de um filho. Danielle Morin decidiu fazer um desabafo para poder alertar outros pais. O intuito da mãe é ajudar outras famílias evitando que elas passem pela mesma dor. O garotinho de apenas um ano e meio perdeu a vida por causa de um colar. 

O bebê usava um colar de âmbar e estava dormindo quando tudo aconteceu. Ele estava em uma creche que fica localizada em Fontana, nos Estados Unidos. O pequeno acabou se enforcando com o acessório que estava em volta do pescoço. Deacon fez algum movimento enquanto estava dormindo que fez com que o colar se prendesse ao berço. Quando ele se movimento novamente, infelizmente ficou sem ar.

O âmbar é uma resina vegetal encontrada em Países Bálticos, Europa. De acordo com as pessoas que defendem o produto, ele possuí ácido succínico. Os especialistas afirmam que esse componente ajuda a estimular o sistema nervoso, auxilia a fortalecer o sistema imunológico e também atua na atividade metabólica. Um dos benefícios do acessório seria a capacidade de aliviar desconfortos associados a fase da dentição.

Apesar dos benefícios citados pelos defensores do acessório, a SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que não há nenhuma comprovação científica dos benefícios provocados pelo uso do colar. A agência reguladora de medicamentos do governo americano emitiu um comunicado para alertar aos pais e cuidadores sobre os riscos do colar.

A ONG Criança Segura alerta para os riscos de acidentes como sufocamento ou até mesmo a criança engolir uma das pedrinhas do acessório. A asfixia é uma das principais causas de morte por acidentes em crianças até um ano.