Oposição derrota Sérgio Moro em comissão e retira Coaf de poder de ministro

PUBLICIDADE

Na manha desta quinta-feira (09) a comissão mista que analisa a reforma administrativa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aprovou a retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do poder do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Com a decisão, o Coaf será transferido para outra pasta, a pasta do ministério da economia comandado por Paulo Guedes.

A decisão pesou para Sérgio Moro, que passou os últimos dias compenetrado em fazer negociações com parlamentares para manter o conselho em sob seu comando, no entanto, o esforço não resultou na votação da comissão que aprovou por 14 votos a favor e 11 contra que o Coaf deve ser enviado a Paulo Guedes.

Durante a votação, vários parlamentares a favor de Sérgio Moro fizeram questão de ressaltar o empenho do ministro em tentar reverter o quadro entre os parlamentares. Os 14 votos que derrotam os argumentos de Moro foram dados por parlamentares do chamado ‘centrão’ e de esquerda, entre eles representantes de PT, PR, PP e DEM.

A polêmica questão agora será analisada pelo plenário da Câmara dos Deputados, logo após será enviada ao Senado Federal.

Defesa de Sérgio Moro sobre Coaf

O ministro falou publicamente da importância em manter o Coaf sob sua alçada. Para Moro, o Coaf teria que ser mantido na sua pasta devido a importância da aproximação do órgão de inteligência financeira da Polícia Federal, do Ministério Público e das polícias estaduais, segundo ele, a retirada para a economia poderia levar a ocorrer alguns “descuidos’, pois necessitaria de investigações mais apuradas para que investigações seguissem adiante.