Alerta! Estudo revela o que acontece com crianças que ficam usando celular por muito tempo

PUBLICIDADE

O avanço da tecnologia chegou às crianças, hoje é fácil encontrar meninos e meninas com menos de 5 anos de idade manuseando o celular com grande destreza, sendo que nesta hora os pequenos são até elogiados pelos pais e familiares, sem se darem conta do risco que esta garotada está correndo.

Um estudo feito pela Universidade de Alberta, nos Estados Unidos, mostrou que tablets e celulares tem um efeito colateral preocupante a longo prazo na vida das crianças.

O Dr. Piush Mandhane foi quem dirigiu o estudo e o resultado mostrou que quando uma criança fica duas horas ou mais na frente da tela diariamente, tem 7,7 vezes mais chance de desenvolver o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

As crianças que ficam no máximo 30 minutos na frente da telinha, têm bem menos chance de desenvolver problemas de saúde mental e o risco é ainda menor quando a garotada participa de atividade física.

“As crianças devem desenvolver um relacionamento saudável com telas entre 3 a 5 anos de idade. Nossos dados sugerem que entre zero e 30 minutos por dia é a quantidade ideal de tempo em frente a uma tela”, disse o médico.

A Academia Americana de Pediatria aconselha aos pais, limitar a permanência das crianças em frente à telinha de no máximo uma hora por dia. Se for criança menor de 2 anos, então ela não deve ficar no celular ou tablet por nem um instante.

Outro detalhe importante é que os pais acompanhem os filhos pequenos, conversando com eles a respeito do que estão vendo e depois incentivando-os a desligar o aparelho para brincar com os coleguinhas e praticar alguma atividade física.