Concurso IBGE é autorizado e irá contratar mais de 234 mil pessoas em todo o país

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (06), o governo federal publicou uma portaria que autoriza o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a contratar, em sua totalidade, 234.416 pessoas para exercerem cargos no chamado Censo Demográfico, que será realizado no ano que vem em todos os municípios brasileiros.

De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Economia, os profissionais aprovados no processo de seleção começarão a trabalhar nas funções a partir de janeiro de 2020, sendo que o contrato de trabalho será temporário com duração total de um ano, no entanto, existe grande possibilidade de prorrogação de contrato por mais um ano.

No último censo, a função de recenseador necessitava que o candidato tivesse nível fundamental, e para agente censitário a exigência era de nível médio completo na data de inscrição do concurso.

O edital completo, que trará todos os detalhes do processo de seleção deverá ser publicado em Diário Oficial num prazo máximo de seis meses. O valor da remuneração ainda não foi divulgado, assim como a distribuição de vagas por região.

O Censo Demográfico Nacional ocorre de dez em dez anos e tem abrangência nacional. Ele tem a função de apresentar dados detalhados sobre a população brasileira e suas principais características como religião, cor, condições socieconômicas entre outras informações importantes que dão uma boa noção dos indicadores que caracterizam a população brasileira na atualidade. Existe uma expectativa de que a população brasileira tenha aumenta em 10,4% do último censo realizado em 2010.