Internet pode parar neste mês no mundo todo; saiba o que pode acontecer

PUBLICIDADE

Neste mês de maio, a internet mundial poderá sofrer uma grave falha, assim como aconteceu em outros anos e isto poderia gerar um caos, já que a web se tornou presente na vida de todos. As pessoas utilizam a rede mundial de computadores para trocarem informações, pesquisarem por empregos, imóveis, vender e comprar os mais diversos produtos, consultar saldos bancários e fazer transações, entre muitas outras utilidades.

Inclusive, há quem defenda a ideia de que o mundo não conseguiria mais existir sem a internet, que se tornou presente em cada momento do dia a dia das pessoas e empresas.

O problema que pode causar uma falha mundial na internet é chamada de ‘768k Day’ e na prática isso quer dizer que os roteadores mais antigos acabam entrando em pane por ter seu limite de tráfego de rotas ultrapassado. Isso pode gerar desde uma lentidão até um ‘mini apagão’, isto dependerá de uma série de fatores.

Em anos anteriores a maioria dos usuários nem sentiram o problema que acontece porque entre os provedores e servidores de internet existe a troca de dados, chamada de tabela de rotas. E esta tabela, quando atinge seu limite, ocasiona o problema, que em agosto de 2014 foi grave e deixou a conexão lenta para milhares de usuários.

Profissionais da área não sabem exatamente quando o problema acontecerá, mas é certo que será nos próximos dias e os provedores menores deverão ser os principais prejudicados.

As empresas devem atualizar seus equipamentos para evitar o problema e quanto ao usuário, esse não tem nada que possa fazer, apenas torcer para não ser prejudicado com esse possível ‘apagão’ da internet.