Desafio do desodorante mata jovem de 17 anos: saiba como impedir que os filhos se envolvam

PUBLICIDADE

Em Guarujá do Sul, Santa Catarina, uma adolescente de 17 anos foi encontrada morta no dia 30 de abril, ela estava em sua residência e a polícia acredita que a causa tenha sido por asfixia, após a garota tentar cumprir o desafio do desodorante, que tem se espalhado rapidamente pelas redes sociais e grupos de WhatsApp.

O 1News não vai explicar aqui como é este desafio justamente para tentar inibir sua prática, mas há muitas pessoas divulgando este jogo perigoso que traz um grande risco à vida das pessoas, principalmente de adolescentes e crianças.

Este desafio surgiu no ano passado, inclusive uma menina de apenas 7 anos morreu por tentar fazê-lo. Especialistas acreditam que os internautas mais jovens são desafiados e de certa forma até mesmo cobrados a realizar tal desafio, por isso acabam se entregando à prática e colocam a própria vida em risco.

Como os adolescentes e crianças estão cada vez mais cedo marcando presença na internet, elas acabam sendo expostas a todo tipo de maldade e na maioria das vezes não contam com o auxílio dos pais ou responsáveis, por isso não sabem como lidar em muitas situações e acabam sendo vítimas.

Muitos acham que gravar o desafio e depois compartilhar com os ‘amigos’ Ă© uma forma de mostrar superioridade ou se tornar aceito em um determinado grupo, ou ao menos pensa que será assim que as coisas acontecerĂŁo.

Aos pais e responsáveis cabe a tarefa de conversar abertamente com os adolescentes, explicar como as coisas funcionam e procurar se manter sempre informado sobre os contatos virtuais que são mantidos. Não adianta querer proibir, limitar ou impedir que os filhos acessem a internet, o uso da tecnologia deve ser incentivado, mas com orientação.

O que não pode é entregar um celular na mão de uma criança e deixar ela sozinha em algum lugar navegando na internet, ou aceitar que o adolescente passe a noite toda trancado no quarto, diante do computador.

Essa garotada precisa ser orientada e os pais não podem achar que isto é obrigação da escola, ou seja lá quem for, eles é que precisam assumir seu papel e reservar um tempo para os filhos.