Primeiro lote do Imposto de Renda 2019: quem está nele!

PUBLICIDADE

O contribuinte que paga o imposto de renda e fez a sua declaração, já começa a criar uma certa ansiedade quando sabe que terá direito à restituição de valores por parte da Receita. Após o término do período de entrega das declarações, o mais aguardado é o começo do pagamento dos lotes de restituição. O primeiro lote está agendado para o dia 17/06.

Quem recebe no primeiro lote

Caso você não seja idoso ou portador de alguma doença grave, há pouca esperança de que seu nome esteja encabeçando o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2019, mas realmente esta possibilidade existe.

O primeiro lote, embora destinado prioritariamente aos casos mencionados anteriormente, também pode ter o ingresso de pessoas que declararam logo no início do período de entregas. A propósito, essa é a regra de pagamento vigente após as prioridades, a partir do segundo lote, a sequência de restituição respeita a ordem de entrega das declarações.

Demais lotes

Ao todo são 7 lotes de pagamento de restituição. Eles serão depositados nas seguintes datas: 1º lote (17/06), 2º lote (15/07), 3º lote (15/08), 4º lote (16/09), 5º lote (15/10), 6º lote (18/11), 7º lote (16/12). 

Os bancos também estão de olho na sua restituição

Os bancos já começaram as campanhas de antecipação da restituição do imposto de renda, mas lembre-se que esta é uma modalidade de empréstimo curto, onde costuma ser praticadas taxas em torno de 2% ao mês. Em tese, o banco antecipa o valor que você tem a receber mediante o desconto com a taxa acordada.