Nasa vem se preparando para impacto de asteroides com a Terra e pede ajuda para evitar tragédia

Se um asteroide de 300 metros atingir a Terra, será liberado cerca de 800 milhões de toneladas de energia e uma destruição sem precedentes acabaria com praticamente toda humanidade. Isto é algo assustador de imaginar, mas pode acontecer a qualquer momento e a Nasa está preocupada com esta questão, tanto é que decidiu pedir ajuda.

Vários cientistas estão sendo desafiados a encontrarem uma forma de evitar esta tragédia. Astrônomos estão tendo que pensar muito para apresentar uma saída para a humanidade. Na Conferência de Defesa Planetária, realizada em Washington, Estados Unidos, muitos estudiosos foram desafiados a encarar uma simulação para ver como deveriam reagir diante de um cenário catastrófico.

Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, que é coordenado pela Nasa, está preocupado com esta ameaça ao planeta e quer encontrar algumas possíveis saídas para o problema, já que até hoje ninguém sabe o que fazer diante de uma situação como esta.

Alguns estudiosos acreditam que a Terra como a conhecemos tem apenas mais alguns anos de vida, pois é inevitável a colisão de um asteroide com o planeta. Os pesquisadores precisam descobrir quais corpos celestes poderiam se chocar com a Terra e a partir daí, traçar um plano para evitar a tragédia.

Uma das soluções mais indicadas é uma explosão nuclear no asteroide para que ele possa mudar sua rota, mas isto não é tão simples, é preciso muito estudo e um alto investimento.

A Nasa informou que todos os dias caem sobre a Terra cerca de 100 toneladas de material vindo do espaço, mas a maioria vira pó e não causa nenhuma ameaça. Só que a cada ano, aumenta a possibilidade de um asteroide com mais de 200 metros atingir nosso planeta, por isso é preciso se prevenir para que o pior não aconteça.