in

Restituição de Imposto de Renda 2019; veja calendário de pagamento e como consultar

UOL
Publicidade

No último dia 30 de abril foi encerrada em todo o país o calendário brasileiro de envio de declarações do Imposto de Renda 2019. E agora, quem enviou toda a sua declaração de forma correta e não caiu na indesejada ‘malha fina’ poderá receber em breve a sua restituição de imposto de renda.

Lembrando que anualmente, a Receita Federal libera, em sua totalidade, sete lotes de restituição do Imposto de Renda, sendo que o primeiro começará a ser pago em junho e o último em dezembro.

A consulta aos lotes é sempre aberta aos interessado num prazo antecipado, cerca de uma semana antes da data programada no sistema da Receita Federal para pagamento dos declarantes.

Publicidade

Veja logo abaixo o calendário de pagamento dos lotes de restituição que serão liberados neste ano.

Publicidade
  • Primeiro lote: 17/6/2019
  • Segundo lote: 15/7/2019
  • Terceiro  lote: 15/8/2019
  • Quarto lote: 16/9/2019
  • Quinto lote: 15/10/2019
  • Sexto lote: 18/11/2019
  • Sétimo lote: 16/12/2019

Como consultar se pagamento foi liberado pela Receita?

Lembrando que as liberações dos lotes de pagamentos sempre seguem uma ordem pré-estabelecida. O primeiro lote será pago aos contribuintes que possuam mais de 60 anos. O segundo será liberado aos contribuintes mais apressados, ou seja, aqueles que fizeram suas declarações logo no início do prazo de recebimento estabelecido.

Para fazer a consulta no sistema da Receita Federal, basta acessar o site da Receita munido de CPF. Quem nunca acessou o sistema terá que clicar em primeiro acesso, o sistema irá gerar um código para que o contribuinte utilize, a partir daí será necessário ter em mãos os números dos recibos de entrega da declaração dos dois últimos anos.

Informe os 10 primeiros dígitos do recibo no campo indicado e todas as declarações estarão disponíveis para consulta. Essa consulta é importante para aqueles contribuintes que fizeram suas declarações e terão que retificar alguma informação.

Caso tenha que retificar, o contribuinte terá que ir ao final da fila de pagamento, pois a declaração retificadora valerá a partir da data de envio da nova declaração. 

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Rodrigo Monteiro

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.