Imagens mostram venezuelanos procurando comida no lixo ao chegarem no Brasil

PUBLICIDADE

A Venezuela vive uma grande crise. A situação está complicada por um confronto entre o presidente Nicolás Maduro, que é considerado um ditador, e o presidente interino auto-declarado, Juan Guaidó, que tenta tomar o poder a qualquer custo.

Guaidó iniciou uma guerra contra Maduro e tentou tomar o poder, porém foi sem sucesso. Quanto mais tempo os conflitos duram na Venezuela, mais refugiados vem ao Brasil, como é o caso de alguns homens flagrados por uma fotógrafa do G1.

Emily Costa, de Roraima, conseguiu identificar alguns venezuelanos que estavam revirando o lixo em busca de alimentos e objetos que possam vender para sobreviver. Um dos que estavam no local surpreendeu ao declara que, se tiver comida de qualidade, eles comem.

Buscamos tudo o que possamos vender para conseguir algum dinheiro. Se achamos alimentos que não estão podres, comemos”, descreve Miguel Arteaga, 48, que há três semanas vive em Pacaraima. “Moramos os três de favor em uma casa”.

Os venezuelanos estão há tempos vivendo no lixão, e o presidente Jair Bolsonaro tem enviado recursos para Roraima acolher estes refugiados. Entretanto, a quantia enviada foi criticada por muitos deputados, pelo fato de passar dos R$ 200 milhões e ser maior que o orçamento de muitas cidades pequenas.

A intenção de Bolsonaro, em relação a Venezuela, é que o máximo de pessoas possíveis saiam do país, assim exercendo a pressão necessária para que Nicolás Maduro deixe o poder e um outro assuma, no caso a primeira opção é Juan Guaidó, que atualmente briga para ser o presidente interino do país.