O dia em que Beth Carvalho foi para Marte com a ajuda da NASA; entenda

PUBLICIDADE

O Brasil perdeu uma das maiores estrelas da história da música. Beth Carvalho morreu aos 72 anos, na cidade do Rio de Janeiro. A cantora e compositora faleceu por conta de uma infecção generalizada no Hospital Pró-Cardíaco, que fica em Botafogo, Zona Sul da capital Fluminense.

Com mais de 50 anos de carreira, a Madrinha do Samba, deixou um grande legado no cenário musical brasileiro, com destaque para o samba. Muitas de suas músicas são verdadeiros hinos deste gênero musical, como Andança ou Coisinha do Pai. Ela é considerada a madrinha de muitos artistas, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão.

Mas o que muita gente não sabe é que a artista já chegou até Marte na década de 90 por conta de uma missão da NASA. Em 1997 ela experimentou um momento único de sua carreira, que no momento estava com 30 anos de estrada.
Veja abaixo uma das capas dos jornais da época.

Uma de suas mais populares canções, Coisinha do Pai, que é composta por Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos, foi tocada em Marte. A música foi utilizada para acordar o robozinho Soujorner, que fazia explorações no planeta vermelho, após pousar lá com a ajuda da sonda Pathfinder.

Todos os dias o equipamento era acordado pela equipe da NASA embalado com um som de rock. Mas Jacqueline Lyra, uma engenheira brasileira, resolveu mudar isso e deu a ideia de colocar o consagrado samba de Beth Carvalho para despertar o robô.

Quando ficou sabendo do ocorrido, a artista fez uma divertida declaração demonstrando a sua alegria: “Eu sabia que era internacional, mas interplanetária é demais”.