Novo golpe na internet usa imagem de bombeiro para pedir doação; saiba os cuidados a tomar

PUBLICIDADE

O tenente e porta-voz do Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais, Pedro Aihara, ficou bastante conhecido nacionalmente por conta de suas várias coletivas de imprensa, em decorrência dos procedimentos de resgate das vítimas desaparecidas após a tragédia envolvendo o rompimento de uma barragem da Companhia Vale, na cidade de Brumadinho.

Aproveitando-se desta exibição nacional, criminosos decidiram usar o nome de Aihara para aplicarem um golpe na internet. Por meio de um perfil falso usando o nome do militar, os golpistas fizeram uma publicação, informando que ele teria sido supostamente assaltado, tendo perdido vários pertences, tais como carteira, relógio e dinheiro.

Em meio a isso, os golpistas pedem ajuda para a doação de um iPhone: “não precisa ser novo”, alega o perfil fake, dizendo que o aparelho será um instrumento de grande importância para que ele possa continuar desempenhando o importante papel como porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Pedro Aihala se pronuncia sobre o golpe envolvendo seu nome

Diante da situação, a postagem acabou chegando até o conhecimento de Pedro Aihara. Várias pessoas entraram em contato para saber se algo tinha realmente acontecido. Ele informou que tudo não se passava de uma vigarice e fez questão de fazer uma publicação em seu perfil oficial, alertando os internautas para que não caiam no golpe.

Além disso, ele lamentou que pessoas mal-intencionadas tentem se aproveitar de um momento de tragédia, assim como da solidariedade da população, para aplicar atos fraudulentos, tentando enganar as demais pessoas.