Especialista alerta: ingerir bebidas muito quentes aumenta o risco em 90% de grave doença

PUBLICIDADE

O inverno está chegando ao Brasil e apesar do clima tropical, algumas localidades do país são bem frias. Com o friozinho, é comum a escolha por alimentos mais quentes. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existe um risco em tomar bebidas em temperaturas muito elevadas.

Tomar mais do que três xícaras de chá quente ao dia podem aumentar bastante as chances de ser desenvolver uma grave doença. Especialistas alertam que o hábito pode elevar em 90% as chances de uma pessoa desenvolver câncer na garganta. Infelizmente, as notícias não se restringem apenas aos chás.

Tomar qualquer tipo de bebida que esteja extremamente quente, podendo ser café ou leite, vão ter o mesmo efeito no organismo. De acordo com os estudiosos, isso pode duplicar os riscos de desenvolver tumores. A explicação é que os líquidos quentes podem danificar o tubo alimentar, contribuíndo para o desenvolvimento de câncer. O estudo foi realizado na Universidade de Teerã, localizada no Irã.

Os especialistas ainda garantem que o consumo de apenas três xícaras de qualquer líquido quente (temperaturas superiores a 60ºC), eleva as chances de desenvolver câncer em 90%. Farhad Islami, um dos responsáveis pela pesquisa, aconselhou que o ideal é deixar a bebida esfriar antes de ser consumida.

“Muitas pessoas gostam de beber chá ou café fervendo, todavia, e de acordo com a nossa pesquisa, consumir bebidas extremamente quentes pode aumentar o risco de ocorrência de câncer esofágico”, explicou o líder do estudo.
Conforme os estudos, os números relativos a esse tipo de tumor vêm subindo de maneira rápida. Nos homens, houve um aumento de 60% nos últimos 30 anos, já nas mulheres, foi de 10% no mesmo período.

Os pesquisadores acreditam que a temperatura elevada causa danos ao esôfago, inflamando os tecidos, os órgãos e gerando sérios danos ao DNA. Tudo isso pode causar a produção de células cancerígenas.

Os sintomas deste tipo de tumor incluem dificuldade em engolir, indigestão constante, falta de apetite, dores na região superior do estômago, no peito e nas costas.