Prepare o bolso! Conta de luz voltará a ter cobrança de taxa extra; saiba quando

PUBLICIDADE

Uma notícia nada boa para os brasileiros é que a conta de luz voltará a contar com a cobrança da taxa extra e já está valendo para o mês de maio. Foram cinco meses sem a taxa extra, algumas pessoas até pensaram que a cobrança não seria mais feita, porém, foi só a chuva dar uma trégua para o governo dar a notícia de que as contas ficarão mais caras.

A notícia já foi confirmada pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, sendo que em maio a bandeira tarifária será amarela, ou seja, será cobrado R$ 1 para cada 100 kWh consumidos. Até este mês de abril, era a bandeira verde, ou seja, não havia cobrança extra. E a situação pode piorar, pois sem chuva, pode ser que seja alterado para bandeira vermelha; e aí a taxa extra custará ainda mais cara para o cidadão.

Em relação à bandeira vermelha, o governo dividiu em ‘vermelha 1’ e ‘vermelha 2’, sendo assim, o valor da taxa pode subir muito nos próximos meses. Para evitar uma surpresa nada agradável, não há outra alternativa, o jeito é economizar de todas as formas possíveis. A primeira dica é nunca deixar luz acesa em locais onde não há ninguém. Converse com toda família e peça que cada um faça seu papel e, quando for deixar um cômodo, certifique-se de que apagou a luz.

Outras medidas podem ser adotadas no dia a dia para ajudar a reduzir o valor da conta de luz. Por exemplo, na hora do banho, é só desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, assim economiza energia elétrica e também água.

Se cada um fizer sua parte, quando a conta de luz chegar poderá ver que foi possível reduzir o valor, mesmo com a cobrança da taxa extra.