Novo ciclone atinge Moçambique poucos dias após a catástrofe que matou centenas de pessoas

PUBLICIDADE

O ciclone Kenneth chegou a Moçambique na noite desta última quinta-feira (25), já causando morte e deixando um rastro de destruição por onde tem passado. Por enquanto a região mais atingida é o norte, mas a tempestade deve causar muito estrago nos próximos dias.

A população está preocupada porque este novo ciclone chega a Moçambique apenas seis semanas após o ciclone Idai, ou seja, ainda nem tiveram tempo de se recuperarem do estrago que já havia sido feito no país africano. Uma área enorme foi inundada, mais de mil pessoas morreram e centenas de famílias perderam tudo e estão enfrentando agora as muitas doenças que surgiram.

Este novo ciclone trouxe uma forte tempestade com rajadas de vento que chegaram a 280 km/h, sendo que três pessoas morreram na ilha de Comores. Vários blecautes já foram registrados e as equipes de emergência estão atendendo as vítimas dentro do possível, pois em algumas regiões é impossível chegar neste momento.

A primeira morte confirmada foi na cidade costeira de Pemba, uma mulher foi atingida pela queda de uma árvore e não resistiu aos ferimentos, familiares e amigos ficaram desolados.

Vale ressaltar que o ciclone Idai atingiu principalmente a região central de Moçambique e atingiu principalmente a cidade de Beira, enquanto o ciclone Kenneth chegou pelo norte do país, causando destruição primeiramente na cidade de Pemba; a distância entre estas duas cidades é de 1000 km e as autoridades estão analisando o que será feito, pois se estava difícil ajudar as vítimas da primeira catástrofe, agora a situação fica ainda mais complicada.