Retenção de líquidos, aprenda como combater esse problema e viver melhor

PUBLICIDADE

Segundo médicos, várias são as causas da retenção de líquido, ela geralmente provoca inchaço e desconforto. Há mulheres por exemplo que acumulam em torno de 3, 4 ou 5 kg durante o período menstrual por causa da retenção de líquido. Várias são as causas que provocam esse problema, contudo há métodos caseiros e naturais que ajudam a eliminar o líquido retido.

Hoje o leito vai aprender as causas e circunstâncias que levam a retenção de líquido, também vai aprender a usar o chá de algumas espécies de ervas diuréticas que ajudam na eliminação, continue lendo e fique por dentro dos detalhes. O corpo humano é feito de água, mas em alguns momentos, as células tendem a reter a água e isso provoca o inchaço, esse processo é a retenção.

Tensão pré-menstrual (TPM). Quando uma mulher deve menstrual, alguns dias antes do ciclo começar, o corpo aumenta a produção de progesterona, com o aumento do hormônio, é comum ocorrer a retenção de líquidos. O líquido tende a se acumular nos seios e na região abdominal e desaparece quando a menstruarão cumpre seu ciclo. Esse fenômeno pode ser evitado consumindo vitamina E e o ácido gamalinoleico. Ambos são vendidos em farmácias na fórmula de capsulas. O consumo deles previne a retenção de líquido e ajuda atenuando os sintomas pré-menstruais.

O consumo de anticoncepcionais é outro sério problema. Mulheres que usam sabem que um dos efeitos é a retenção de líquido, isso por causa do hormônio de estrogênio. O único modo de prevenir a retenção de líquidos para quem faz uso de anticoncepcional, seria não usar esse recurso contraceptivo. Todavia, existem marcas que possuem uma quantidade menor de estrogênio e quando consumidas, os efeitos da retenção são menores.

Usar salto alto também pode ser um problema para retenção de líquido e a elegância feminina pode custar um pouco alto. Quando uma mulher usa salto alto, a panturrilha não consegue bombear o sangue adequadamente, por essa razão ocorre a retenção de líquido nas células. O único modo de prevenir esse problema, é usar um salto intermediário e jamais ficar longas horas de salto.

O sedentarismo também pode ser outro vilão, pessoas que ficam muito tempo sentadas são propensas a reter o líquido, isso porque o corpo não bomba o sangue adequadamente. Por essa razão, ocorre o inchaço nas pernas, tornozelos e pés. O melhor modo de prevenir a retenção nesses casos, é se levantar a cada 30 minutos e se movimentar. Do mesmo modo ficar em pé por muitas horas também estimula a retenção de líquido. Porque quando uma pessoa fica horas em pé o sangue desce totalmente para as pernas acumulando e gerando o inchaço.

O excesso de sal na comida também pode ser um grande problema. O sal é um grande vilão, ele estimula a retenção de líquido. O sódio prejudica o equilíbrio hídrico do organismo, portanto comer alimentos salgados só vai aumentar o inchaço, o melhor a fazer, é evitar o consumo desse tipo de alimento. Em alguns casos recomenda-se o consumo de potássio, ele ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo. O excesso de calor, também é um sério problema. O clima quente favorece a retenção de líquido, deixando a pessoa inchada e cansada. Quando os dias estão muito quentes, o líquido que sai das células se acumula e gera a retenção de líquido.

Dicas para eliminar o líquido retido e prevenir

Uma alternativa saudável para combater a retenção de líquidos é investir em infusões de ervas, principalmente aquelas diuréticas. Consumir bastante água por dia, também ajuda a prevenir a retenção de líquidos. Evitar carboidratos refinados, também é uma grande dica. A água de gengibre com hortelã é uma excelente dica para quem deseja desinchar. Basta pegar um pedaço de 5cm de gengibre e algumas folhas de hortelã, coloque tudo de molho em 1 litro de água, deixe descansar por 1 noite e consuma durante o dia.

O chá feito da salsinha também é uma alternativa saudável com retorno positivo. Você vai precisar de algumas folhas de salsinhas e 300 ml de água. Leve a água ao fogo, deixe ferver por 5 minutos, adicione as folhas da salsa lavadas e picadas e desligue o fogo, tampe e deixe abafado repousando por 10 minutos e pode consumir em seguida. O chá ajuda a eliminar as toxinas, o líquido em excesso e estimula uma melhor circulação, ajudando no combate do inchaço.

O chá de hibisco também é uma alternativa saudável e positiva, ele ajuda a eliminar o líquido retido, as toxinas e melhor o desempenho do organismo. Leve 500 ml de água para ferver, quando estiver fervendo adicione 1 colher (sopa) da flor de hibisco desidratada, deixe ferver por mais 3 minutos, desligue o fogo e abafe por 10 minutos, em seguida basta consumir. Esse chá pode ser consumido gelado com limão, além de refrescante, o sabor do hibisco é muito agradável e desincha o corpo rapidamente.