Novo ciclone se aproxima de Moçambique e ele pode ser ainda mais arrasador

PUBLICIDADE

Um novo ciclone poderá atingir Moçambique ainda nesta quinta-feira (25). O norte do país deverá ser atingindo, sendo provável que chegue com força a província de Cabo Delgado.

Depois que um alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique, uma das principais companhias de linhas aéreas do país cancelou alguns voos que vão desde Maputo até Pemba.

Com ventos que estão chegando até 250km/h e avança para oeste, o ciclone tropical Kenneth está localizado entre Moroni e Moçambique. Nas próximas 12 horas, Narere, Pemba, Lucete e outras cidades vizinhas poderão ser atingidas.

A previsão é de que o ciclone chegue à costa com rajadas de vento até 208km/h, alcançando a intensidade 3 na escala Safir-Simpson, que vai até 5. Por conta da aproximação do ciclone, o governo anunciou ontem (24), a suspensão das aulas nas escolas das cidades de Cabo Delgado.

A Cruz Vermelha também está se mobilizando em torno das possíveis tragédias que o novo ciclone pode causar. Vários voluntários foram enviados para o norte de Moçambique alertando as comunidades sobre o perigo do ciclone. Aproximadamente, são mais de 692 mil pessoas que estão sob o risco de serem atingidas.

Os meteorologistas do Climatempo/Stormegeo que vem monitorando o ciclone, alegou que Kenneth se tornou mais forte nas últimas horas, porém, existe uma tendência de que ele enfraqueça quando atingir a costa norte de Moçambique. A esperança é de que nas próximas horas ele acabe perdendo força.

Mesmo assim, as fortes chuvas que podem provocar sérios estragos, continuaram sendo um perigo para a população de Moçambique e sul da Tanzânia até o final de semana.