Alerta! Mãe dorme sobre filho e ele morre; veja o que fazer para o bebê não correr risco

PUBLICIDADE

Neste último domingo (21), em Garanhuns, Pernambuco, uma mulher dormiu sobre seu bebê e a criança acabou morrendo. A mãe disse que foi amamentar a criança de madrugada e acabou dormindo. Quando acordou, viu que estava sobre o bebê e ficou desesperada.

A criança chegou a ser levada para o hospital, mas chegou lá sem vida, não havia nada que os médicos pudessem fazer para salvá-lo. No laudo consta que a causa do óbito foi por engasgo e a Polícia Civil já está investigando o caso para verificar se houve negligência da mãe. Infelizmente, esta não é a primeira vez que isto acontece, pelo contrário, há sempre notícias de mães que adormecem sobre seus bebês.

Adotando alguns cuidados simples, é possível prevenir tragédias como esta, por exemplo, saber compartilhar a cama com segurança para ficar ao lado do bebê sem ameaçar a vida dele. O ideal é colocar uma cama de solteiro ao lado da cama ou do berço e uma divisória, impedindo que o adulto role para o lado.

Nunca é demais lembrar que o fato de ser mãe mexe com toda rotina e a mulher deve estar ciente de que à noite o bebê acordará e será preciso amamentá-lo, por isso é importante dormir durante o dia, enquanto a criança fica com alguém de confiança, para estar com energia à noite para cuidar corretamente do filho. A mãe quando está amamentando o bebê e começa a cochilar, deve levantar-se imediatamente, trocar de posição, sentar em outro local, passar uma água no rosto e fazer o que for preciso para manter-se acordada.

E o pai deve ser parceiro em todas as horas, se a mãe acorda de madrugada para amamentar o filho, o marido deve acompanhá-la e ficar ao seu lado, ajudando a evitar tragédias como esta que acabou tirando a vida da criança em Pernambuco.