Pesquisa aponta que se sua amiga está grávida você pode ser a próxima

PUBLICIDADE

Existem pessoas que acreditam que quando uma mulher fica grávida, isso pode ser transmitido para as amigas e as mulheres da família dessa gestante. Você já observou que quando uma mulher descobre que está grávida, sem nenhuma explicação aparente, algumas mulheres do seu convívio também ficam gestantes. As suspeitas de alguns foram comprovadas por cientistas.

Pesquisa pode comprovar que gravidez é ‘contagiosa’

Uma pesquisa mostrou que existe uma explicação científica que elucida o motivo de uma gravidez ser contagiante para outras mulheres. Segundo os resultados, conviver com pessoas que estão esperando um novo membro para a família ou mesmo que já são pais, pode despertar nas pessoas o desejo de ter um bebê para chamar de seu. Ainda segundo os dados, esse efeito psicológico pode durar por cerca de 2 anos e pode ser explicado.

A Universidade de Groningem (dos Países Baixos) e a Universidade de Bocconi (Itália), foram as responsáveis pela pesquisa. Os resultados identificaram que mulheres que estabelecem convívio com grávidas e mães tendem a engravidar também.

As coautoras da pesquisa (Nicoletta Balbo e Nicola Barban), indicaram três maneiras em que esse relacionamento com mães pode influenciar a gravidez de novas mães. A primeira maneira é que a transmissão de conhecimento que um novo casal de pais é capaz de dividir com as outras pessoas.

Se sua amiga está grávida, tome cuidado!

A segunda maneira de uma grávida influenciar uma amiga é a possibilidade de poder dividir com a amiga a mesma experiência simultaneamente. Viver os mesmo acontecimentos com uma amiga garante que você não está passando pelo processo de aprendizagem sozinha. É como ler o mesmo livro com um amigo querido e descobrir junto com ele um novo universo.

Foram alvo do estudo, cerca de 1700 mulheres americanas com idade entre 15 e 30 anos, para avaliar o efeito de uma gestação sobre cada uma delas. Apesar de o estudo ter suas limitações, os dados concluíram que existe sim uma ligação entre gestações de amigas.