Amigos de Lula projetam vaquinha para ex-presidente ir para casa

PUBLICIDADE

Amigos e advogados do ex-presidente Lula já projetam iniciar uma vaquinha para que ele consiga pagar o valor da multa que foi estabelecida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para que Lula consiga cumprir o restante de sua pena em sua residência, precisaria pagar o valor de cerca de três milhões de reais.

Dirceu, Genoíno e Delúbio

No ano 2014, amigos e familiares de José Dirceu colocaram em prática a mesma ideia e conseguiram arrecadar, num período de dez dias, cerca de um milhão de reais, para que Dirceu pudesse quitar os seus débitos na Justiça, por conta do mensalão. Delúbio Soares e José Genoíno, ambos petistas, também foram condenados juntos no processo do mensalão e conseguiram arrecadar cerca de um milhão e setecentos mil reais com o mesmo procedimento. 

O ex-presidente Lula já poderá ir para a sua residência em torno do dia 29 de setembro deste ano, caso consiga a progressão de regime. No entanto, para adquirir o benefício, terá que quitar a dívida. Esse direito pode ser adquirido juridicamente por meio de uma sanção da justiça.

Os advogados do ex-presidente Lula esperavam que, além da redução de pena, o STJ fizesse cair também o crime de lavagem de dinheiro. No entanto, eles recorreram e ainda têm a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) reavalie a condenação por esse crime.

Sobre a prisão

Luiz Inácio Lula da Silva está preso desde o dia 07 de abril de 2018, quando se entregou para a Polícia Federal. Lula foi conduzido a partir do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para Curitiba, onde está ocorrendo o processo da Lava Jato. O ex-presidente foi condenado a uma pena de 12 anos pelo crime de lavagem de dinheiro e pelo caso do tríplex do Guarujá.