Nova pesquisa de aprovação do presidente Bolsonaro surpreende a todos

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sempre foi contra algumas pesquisas desde a época de que nem era pré-candidato à presidência da República. Hoje, como comandante máximo do executivo no Brasil, Bolsonaro é alvo de pesquisas de aprovação popular.

O Instituto mais famoso por fazer estes levantamentos é o IBOPE, que fez um novo e mostrou uma aprovação de 35% de Jair, tendo uma reprovação de 27%. As respostas para os que consideram ‘regular’ foram 31% dos entrevistados e 7% não souberam ou não responderam. Nesta, foram ouvidas 2 mil pessoas em 126 municípios, dos dias 12 ao 15 de abril.

Outro levantamento, este divulgado pelo R7, feito pela RealTime Big Data, surpreendeu um pouco mais e mostrou 56% de aprovação do presidente, sendo 33% de reprovação. Nesta, 11% não souberam ou não responderam. Sendo um pouco antiga, a pesquisa foi feita entre os dias 18 e 19 de março, encomendada pela Record, com 2 mil entrevistados. Tanto a do IBOPE como esta apresentam 95% de confiabilidade.

Contudo, um levantamento surpreendeu mais que todos os outros e mostrou totalmente o contrário das pesquisas tradicionais. A pesquisa foi feita pelo Instituto Sargentis e teve a participação de 7 mil internautas, pois é de forma online.

A pesquisa divulgada pelo site Metrópoles e Jornal da Cidade Online mostra uma aprovação de  72 pontos percentuais, sendo apenas 28% de reprovação. Vale ressaltar que o método utilizado nesta pesquisa é totalmente diferente das tradicionais, como Datafolha e IBOPE.

Os institutos tradicionais costumam ir às ruas e fazerem as perguntas em locais estratégicos em todos os cantos do país, até porque a localização modifica muito na opinião geral da população.

No sudeste, por exemplo, indica-se uma aprovação bem maior de Bolsonaro em relação ao sudeste. Isso porque partidos de esquerda são muitos populares por lá, inclusive existindo uma certa idolatria ao ex-presidente Lula, por parte da população.