Menino de 3 anos morre engasgado com pirulito e alerta pais de todo Brasil

PUBLICIDADE

Nesta última segunda-feira (22), a morte de um menino em Petrolina, Pernambuco, serviu de alerta para pais do Brasil inteiro. É que a criança de apenas 3 anos de idade foi chupar um pirulito e acabou engasgando.

A avó do menino contou que João Miguel Ribeiro se engasgou com o pirulito e ela foi socorrê-lo, mas não conseguiu ter sucesso. No desespero, ligou para o telefone 192 e pediu ajuda ao SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Como a ambulância estava demorando a chegar e todos ficaram desesperados, o tio da criança resolveu agir e levou o menino até o prédio do SAMU.

Os profissionais que receberam a criança, disseram que ela já estava com parada cardiorrespiratória e que o médico fez várias manobras, mas já era tarde, o menino já entrou em óbito. O enterro foi nesta última terça-feira (23) e a família estava aos prantos, sem conseguir acreditar que o menino morreu por causa de um pirulito.

Esta tragédia serve de alerta para pais de todos Brasil, afinal, uma criança chupando pirulito é uma cena muito comum e que aparentemente não há nada de perigoso, mas isto é um grande engano. Sempre que a criança leva algo à boca os pais ou responsáveis devem estar por perto, atentos e prontos para qualquer emergência.

O engasgo é quando o organismo reage para expelir algo que está ‘no caminho errado’ dentro de nosso organismo. Engasgar significa que o organismo acionou a ‘sirene de urgência’ e é preciso agir rapidamente para evitar o pior.

Os pais devem acionar imediatamente o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, mas também é de fundamental importância que tenham feito um curso de primeiros socorros, para que assim possam salvar o filho caso o resgate demore a chegar.