Kim Jong-un se encontrará com Putin na Rússia em encontro histórico

PUBLICIDADE

Após se encontrar duas vezes com o poderoso Donal Trump, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un parece ter tomado gosto por encontros diplomáticos. Dessa vez, Kim Jong-un deverá se encontrar com outro líder importante no cenário político mundial, o polêmico líder russo, Vladimir Putin. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22), pela agência russa KCNA.

Apesar da confirmação da reunião de líderes, a data e o horário do encontro não foram fornecidos aos órgãos de imprensa, fato este que aumenta a expectativa dos jornalistas, no entanto, informações preliminares da imprensa russa dizem que a cúpula poderá ser realizada entre os dias 24 e 25 desse mês.

No último domingo (21), a imprensa russa flagrou o assessor-chefe coreano, Kim Chang Son na cidade de Vladivostok, no território russo. Provavelmente os últimos detalhes do encontro teriam sido acertados. Agências russas afirmaram que o convite para a reunião diplomática partiu de Vladimir Putin.

Fracasso da reunião com Donald Trump

Caso se reúna com Putin, Kim Jong-un mais uma vez dará mostras de que seu país está disposto a negociar tratados internacionais, o que poderá trazer benefícios comerciais ao seu país, sempre marcado por um regime fechado e totalitário.

O encontro com Donald Trump, realizado em Hanói foi considerado um verdadeiro “fracasso”, já que o real motivo da reunião não foi alcançado, que era a desativação de usinas nucleares norte-coreanas.

Já o encontro com Vladimir Putin é considerado como mais estratégicos aos interesses norte-coreanos, já que a Rússia também é uma potência nuclear. Por isso, a reunião desses dois líderes é “perigoso” aos interesses norte-americanos, pois tratados nucleares poderão ser fechados entre Rússia e Coreia do Norte, o que trará retrocessos nas reais intenções de Donald Trump.