8 explosões marcam a Páscoa no Sri Lanka; governo decreta toque de recolher

PUBLICIDADE

Páscoa de horror, medo e lágrimas no Sri Lanka, após os ataques terroristas que atingiram igrejas, hotéis e também condomínios, já são quase 500 pessoas feridas e mais de 180 mortos. Até o momento nenhum grupo reivindicou o atentado que deixou o mundo de luto neste domingo (21).

As igrejas católicas estavam repletas de fiéis que celebravam o domingo de Páscoa quando as explosões começaram simultaneamente, autoridades acreditam que foram usados terroristas suicidas neste ataque.

Quando todos pensavam que as explosões haviam terminado e as equipes de resgate atendiam os feridos e resgatavam muitos corpos, houve a oitava explosão em um complexo residencial de Colombo, matando inclusive vários estrangeiros.

O governo já decretou estado de emergência por todo país e a polícia determinou toque de recolher sem prazo para terminar, todas as pessoas devem ficar dentro de suas casas, pois não se sabe nada sobre os ataques até o momento e muito menos se há perigo de novas explosões.

A população cristã no Sri Lanka não chega a 8%, enquanto os budistas são mais de 70%, sendo os dados do censo realizado em 2011. Desde a guerra civil que terminou em 2009 que não se viam atentados desta magnitude no Sri Lanka.

As seis primeiras explosões foram de forma coordenada e começaram por volta das 8h45 no horário local, sendo quase meia-noite aqui no Brasil. A sétima explosão foi depois de algumas horas, atingindo um hotel próximo ao zoológico de Dehiwala. E a oitava e última explosão foi em um complexo residencial na região de Dermatagoda.

As redes sociais foram bloqueadas para evitar que os terroristas divulguem fake news e torne a situação ainda mais caótica.