Tragédia: no Sábado de Aleluia, igreja centenária na Bahia é destruída por incêndio; vídeo

PUBLICIDADE

Na cidade de Monte Santo, interior da Bahia, um incêndio começou durante a madrugada em uma igreja centenária e destruiu praticamente tudo. Apenas alguns moradores se arriscaram em meio às chamas e conseguiram salvar algumas peças sacras na Paróquia Santa Cruz.

O Corpo de Bombeiros só conseguiu controlar o fogo por volta da 8 horas da manhã; e agora será realizada uma investigação para tentar descobrir o que pode ter causado esta tragédia.

A Polícia está preparando os agentes para a realização da perícia e, enquanto isto, resta aos paroquianos ficarem lamentando por tudo que foi consumido pelas chamas. Vários caminhões-pipa precisaram ser usados e, mesmo assim, foi muito difícil controlar o incêndio.

Quando os primeiros moradores viram as chamas, o fogo já estava alto e eles trataram de chamar os vizinhos para juntos combaterem o incêndio, enquanto outros retiravam as imagens. “Somos uma cidade histórica que celebramos ao pé da letra a semana santa. Temos grupos de teatro que ficam até 1h encenando. Então, algumas pessoas viram o incêndio na sacristia e chamaram o padre na casa paroquial, que fica ao lado”, contou um morador que é o tesoureiro da paróquia. 

https://www.facebook.com/watch/?v=2310257099025958

A iniciativa dos moradores de combaterem as chamas foi de fundamental importância, porque os caminhões-pipa demoraram a chegar ao local. Algumas das imagens salvas têm cerca de 300 anos. Apesar da paróquia não ser tombada, tem peças que já foram reconhecidas pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Como a cidade não conta com um pelotão do Corpo de Bombeiros, eles demoraram a chegar e, enquanto isso, os moradores é que se arriscaram no combate ao fogo.