STF libera e Lula dará entrevista de dentro da cadeia

PUBLICIDADE

Há seis meses, o juiz Luiz Fux havia conseguido com que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fosse proibido de dar entrevistas de dentro da cadeia. Na época, O Jornal Folha de S.Paulo tentou entrevistar o petista, porém foi barrado.

Hoje, a Folha voltou a tentar a entrevista e o Supremo Tribunal Federal (STF) foi quem decidiu por liberar ou não. O presidente do STF, Dias Toffoli, após se envolver em diversas polêmicas, decidiu por liberar o Lula de dar entrevistas de dentro da cadeia.

É provável que a primeira entrevista seja dada ao próprio jornal Folha de S.Paulo. A repercussão na direita política vem sendo, como esperado, extremamente negativa para o lado de Dias Toffoli, uma vez que o mesmo vem se envolvendo com a polêmica da censura da revista Crusoé em uma reportagem em que noticia uma citação sobre ele na Lava Jato.

Já na esquerda política, a decisão vem sendo muito comemorada e a hashtag ‘#FalaLula’ já ocupa os Trending Topics do Twitter. Até porque o ex-presidente não consegue se pronunciar publicamente desde a sua prisão.

A última aparição de Lula na mídia fortemente foi durante o velório de seu neto de apenas sete anos de idade, que faleceu e o diagnóstico apresentou diversas controvérsias, por isso não há a afirmação sobre a verdadeira causa de sua morte.

O petista voltou a ser condenado e já tem duas condenações em segunda instância. A primeira delas foi sobre o apartamento tríplex no Guarujá, que o ex-presidente teria recebido em troca de favorecimentos à empreiteira Odebrecht.