Nasa faz experiência com irmãos gêmeos: um ficou na Terra e o outro foi para o espaço

A Nasa divulgou na revista científica americana Science, um estudo feito com gêmeos, onde um ficou aqui na Terra enquanto o outro foi enviado para o espaço. Mark e Scott Kelly aceitaram participar deste experimento e eles sempre sonharam em ser astronauta, mas apenas um realizou seu grande desejo.

A experiência inédita enviou Scott ao espaço e lá ele permaneceu por 340 dias, enquanto Mark continuou aqui em nosso planeta. Depois que o gêmeo voltou do espaço, os cientistas começaram a estudar os dois irmãos para ver a diferença entre o organismo de um e de outro.

Scott, que ficou no espaço, desenvolveu novos mecanismos de defesa em seu corpo, cresceu 5 centímetros, mas teve uma queda no desempenho físico, apesar das atividades diárias que faz na estação espacial.

Outro detalhe observado é que o gêmeo que ficou no espaço voltou com o organismo mais fragilizado, por exemplo, o globo ocular ficou inflamado e os ossos se tornaram 10% mais finos. Seus músculos se atrofiaram, mas o cérebro teve uma melhora no desempenho.

Outra mudança detectada no corpo do gêmeo enviado ao espaço é que houve prolongamento dos telômeros, que são partes do DNA que ajudam a proteger o organismo do envelhecimento.

Depois que retornou à Terra, Scott precisou de um bom tempo para se adaptar novamente a vida por aqui, ele relatou que sentia as pernas bambas, as juntas estavam sempre doendo e a pele ficava com aquela sensação que estava queimando o tempo todo.

A Nasa espera que esta experiência sirva para ajudar os astronautas que futuramente poderão fazer longas viagens pelo espaço. Como a humanidade tem cada vez mais interesse em explorar o espaço, é preciso que os astronautas estejam devidamente preparados para encarar estas missões.