Petrobras pode ser privatizada por Bolsonaro e relato de ministro surpreende

PUBLICIDADE

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu uma entrevista para falar sobre o plano econômico do Governo Bolsonaro. Dentre as perguntas, um assunto polemizou muito, que foi sobre possíveis privatizações de grandes estatais.

Como um liberal assumido, Guedes sempre foi a favor das privatizações, inclusive da Petrobras. O ministro da Economia falou sobre a possibilidade e, mesmo com Bolsonaro sendo assumidamente contra esta medida, afirmou que o presidente pode ter menos resistência com a possibilidade.

Guedes contou que Bolsonaro “levantou a sobrancelha” sobre assunto de privatizar a Petrobras (indicando menor resistência), em uma reunião, e também falou que no Estados Unidos e Europa os caminhoneiros não protestam sobre o aumento de combustíveis, pois lá tem uma maior concorrência.

Acho que ele (Bolsonaro) quis dizer alguma coisa com aquilo ali (a mensagem)“, afirmou o ministro após citar que no Brasil exitem sei empreiteiras, uma produtora de petróleo e refinaria, três distribuidora de gás, fazendo uma alusão que tem um público muito grande para atender com poucas empresas: “200 milhões de patos“.

A privatização da Petrobras, no entanto, ainda depende de um detalhe: Bolsonaro ainda precisa ser convencido por Guedes de que isso é uma boa ideia. O presidente da República ainda é contra a decisão e o ministro da Economia respondeu “não” ao falar sobre a atual opinião de Bolsonaro sobre a privatização.

Entretanto, Guedes citou que Bolsonaro encaminha para a privatização de uma “estatal em particular“, porém não citou detalhes.