Mesmo sem Libertadores, Corinthians pode participar do Mundial de Clubes

PUBLICIDADE

Atualmente o Corinthians é o clube com mais títulos do Mundial de Clubes da FIFA no futebol brasileiro. O Timão conta com dois triunfos, sendo de 2000 e 2012, ambos organizados pela instituição mais importante do futebol mundial, a FIFA.

Em março deste ano a FIFA anunciou a criação de um novo Mundial de Clubes, que será disputado a cada quatro anos, com a presença de 24 clubes. A primeira edição do torneio será organizado em junho e julho de 2021. O local para a disputa da competição ainda não foi definido.

Os 24 clubes serão: seis da América do Sul, oito da Europa e o resto dividido entre os demais continentes. A Fifa deixou nas mãos de cada confederação continental para definir os critérios de classificação ao Mundial de Clubes.

A classificação sobre o Racing, da Argentina, na primeira fase da Copa Sul-Americana deixa o Corinthians vivo no sonho de disputar mais um Mundial de Clubes da Fifa. A Conmebol irá preencher seis vagas de clubes sul-americanos para a competição que terá sua estreia em 2021.

Das seis vagas, quatro serão ocupadas pelos quatro últimos campeões da Copa Libertadores da América, enquanto as duas vagas restantes deve ser dos times que conquistaram a Copa Sul-Americana.

Vale lembrar que o Corinthians está na segunda fase da Copa Sul-Americana e segue vivo na disputa por uma dessas vagas no Mundial de Clubes. Caso seja confirmado o novo modelo de disputa pela últimas duas vagas do Mundial de Clubes, as partidas devem acontecer em confrontos de mata-mata e em campo neutro.