Jair Bolsonaro cancela todos os concursos públicos em 2020, confira os detalhes

PUBLICIDADE

Esteve Colnago, secretário-adjunto de Fazenda, informou nesta última segunda-feira (15), que não existe mais nenhuma previsão para concurso público em 2020, de acordo com o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem.

Segundo Esteve, não há ‘premissa neste momento’ para realização de concurso público. Esta restrição na verdade já vinha sendo analisada pelo governo há algum tempo e muitos até já esperavam por esta notícia.

O ministro Paulo Guedes disse na semana passada que Bolsonaro pretendia cortar os concursos e mais, reduzir o número de funcionários para garantir uma maior economia e afirmou: “Acabou o empreguismo, não tem mais isso”.

Reajuste para militares

De acordo com projeto de LDO para o ano que vem, os servidores não terão nenhum reajuste, enquanto os militares não precisam se preocupar com isso, pois é grande a possibilidade de que terão aumentos na reforma da Previdência das Forças Armadas, caso a mesma venha de fato a ocorrer.

George Soares, secretário de Orçamento Federal, informou que a LDO aponta uma reestruturação para os militares. O Ministério da Economia informou que só neste ano de 2019 serão gastos cerca de R$ 326 bilhões só com o pagamento de pessoal e isto representa quase 5% do PIP. em 2020, este valor será ainda maior, cerca de R$ 338 bilhões.

Mas o Congresso poderá mudar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, porém isto será depois de muita discussão. A Comissão Mista de Orçamento irá analisar o texto no legislativo e dar um parecer. Depois será a vez dos deputados e senadores votarem o projeto no máximo até o dia 17 de julho.