Delegado quer instalar ar-condicionado nas celas para os presos não passarem mal

PUBLICIDADE

A população da cidade de Terra Rica, localizada a 131 quilômetros da cidade de Maringá, no estado do Paraná, estaria indignada com a decisão de um delegado em instalar ar-condicionados para os presos. No último dia 09 de abril, um texto publicado na página da delegacia no Facebook, esclarece a decisão de colocar os aparelhos.

Segundo Sorigotti, o intuito de se colocar os ar-condicionado nos ambientes do presídio é para evitar que os presos passem mal, comprometendo o serviço dos carcereiros que tem que parar o que estão fazendo para ficar levando os doentes até os hospitais.

O delegado ainda salientou, que as péssimas condições das celas, fazem com que os presos passem mal: “Não há local apropriado para colocar os detentos, que são amontoados em salas escuras, úmidas em meio a ratos, baratas, sem acesso à luz do dia e sujeitos a todo tipo de doença. Os presos, em Terra Rica, constantemente ficam em estado debilitado e necessitam de tratamento médico. O calor, em dias de verão, chega a 45º graus no interior da carceragem”.

No texto é salientado que as celas não tem espaço para que todos possa dormir com conforto. A verba que será utilizada vem de pessoas que praticaram crimes e tiveram que pagar multas como forma de punição. Mesmo se o recurso não for utilizado para as melhorias dos presos, ele se manterá parado como está, sem ser utilizado para outras questões.

Em uma matéria exibida pelo programa Balanço Geral, da RecordTV, a população mostrou toda sua indignação com a determinação do delegado. Um dos habitantes da cidade que foi entrevistado alegou que não acha justo ter que trabalhar debaixo de um extenso sol, enquanto os presos têm conforto nas celas.