Vídeo: câmera registra queda de meteoro no Rio Grande do Sul, imagens são impressionantes

PUBLICIDADE

Um meteoro rasgou o céu de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta última sexta-feira, dia 12 e muitas pessoas presenciaram o fenômeno, porém, quando não estava no local poderá conferir tudo agora porque uma câmera registrou o exato momento em que o corpo celeste entrou na atmosfera terrestre.

A queda do meteoro foi durante a madrugada de sexta, mesmo assim algumas pessoas testemunharam o fato e ficaram impressionadas. Um especialista no assunto acredita que o meteoro tenha entrado na atmosfera terrestre a uma velocidade de 122 km/h e se desintegrado quando estava a 36 km de altitude, não trazendo nenhum dano para os moradores da região.

Uma outra câmera que registrou imagens do fenômeno estava instalada em Torres, litoral norte, e em Santa Catarina. As imagens duram apenas alguns segundos, mas é suficiente para admiradores de fatos como este poderem contemplar a beleza do meteoro se desintegra quando chega ao nosso planeta.

Ele pesava 12 kg quando ele entrou na atmosfera, com o tempo ele diminuiu a massa, até que os fragmentos foram mínimos. O objeto foi totalmente consumido em sua passagem atmosférica, a cerca de 145 Km sobre o mar da costa do Rio Grande do Sul“, informou ao G1 o pós-doutor em Engenharia, Carlos Fernando Jung, que também é diretor científico do Bramon – Brazílian Meteor Observation Network.

No grupo Bramom, todos os participantes compram equipamentos e os deixam ligados 24 horas por dia justamente para tentar captar imagens como esta, só que não é tão fácil conseguir um vídeo assim.