Bomba mata 16 pessoas e deixa mais de 30 feridos em mercado

PUBLICIDADE

Um ataque a bomba nesta sexta-feira (12) no mercado na cidade de Quetta, no oeste do Paquistão, acabou matando 16 pessoas e deixando mais de 30 feridos.

O artefato explosivo, feito de forma improvisada, estava escondido dentro de um saco de batatas. O porta voz da polícia de Quetta, Mohamed Aslam, falou sobre o acontecido na manhã, na área de Hazarganji, enquanto ainda havia muitas pessoas no mercado.

Entre as 16 pessoas que foram mortas, oito pertencem ao xiita hazara, grupo muito perseguido no país asiático. Franz Hussain, porta-voz da polícia foi quem passou a informação: “O alvo do ataque era a comunidade hazara, seus membros realizam compras neste mercado”.

Os 30 feridos foram transferidos para os hospitais que ficam mais próximos da região. O primeiro ministro paquistanês Imran Khan, condenou os ataques e pediu para que os feridos tenham o meljor atendimento possível.

Quetta, que fica localizada na província do Baluchistão, é uma das regiões com mais conflitos no Paquistão. Tudo por conta da existência de grupos armados separatistas, facções talibãs e grupos jihadistas.

Para se ter uma ideia do tamanho do conflito que se instalou na capital, no mês de julho do ano passado, 149 pessoas foram mortas durante um atentado na mesma província. O ataque foi realizado durante um comício eleitoral, durante a campanha das eleições gerais, em um dos ataques mais aterrorizantes do país.

O atentando causou tanto impacto nas pessoas que moram na província, que acabou ganhando o título dê o pior ataque já sofrido pelo estado.