Doença que levou os filhos de Safadão a ficarem internados é grave; saiba como prevenir

PUBLICIDADE

Os filhos do cantor Wesley Safadão, o pequeno Dom, que atualmente está com seis meses e Ysis, de quatro anos precisaram ser internados. Os dois forram hospitalizados em Fortaleza, no Ceará. A notícia sobre a doença dos irmãos deixou os fãs do cantor preocupados. 

Segundo a assessoria de imprensa do cantor, as crianças fizeram o teste para H1N1, porém, o resultado do exame foi negativo. A doença que levou as crianças ao hospital é considerada grave e pode trazer complicações sérias e até mesmo levar ao óbito caso não seja tratada da maneira correta. As crianças foram diagnosticadas com pneumonia e para ter um tratamento mais eficaz com os antibióticos, os médicos decidiram internar os filhos do cantor.

A pneumonia é uma infecção que acomete o pulmão, um órgão extremamente importante que é responsável pela oxigenação do sangue. Na maior parte dos casos, a doença é causada por vírus ou bactérias. No entanto, fungos também podem ser agentes causadores da enfermidade. Os sintomas comuns são febre acima de 38º C, tosse com secreção, dor no peito e dificuldade respiratória.

Em algumas situações, uma gripe pode agravar e virar uma pneumonia. Isso acontece porque os pequenos ficam mais vulneráveis quando estão gripados. Bactérias podem aproveitar a situação se instalando no organismo e provocando uma pneumonia bacteriana.

Para diferenciar a gripe da pneumonia é importante ficar atento aos sintomas. A pneumonia causa febre mais prolongada, cansaço excessivo e além disso, a tosse vem acompanhada de dor. Se a gripe tiver sido causada pelo vírus influenza, as chances de que atinjam o pulmão torna-se ainda maior, pois este vírus é extremamente agressivo.

Como prevenir a doença  

Uma das medidas preventivas é a vacinação. A pneumocócica, é responsável por imunizar contra bactérias do tipo pneumococos. Ela está presente no calendário gratuito de vacinação. A primeira dose dever ser aplicada no segundo mês de vida, a segunda no quarto e a terceira com seis meses. Quando a criança completa 1 ano ainda recebe um reforço. Além disso, a partir dos seis meses os pequenos podem ser vacinados contra gripe. A imunização ocorre anualmente no período do outono.

Os pais também devem ter cuidados básicos, principalmente com crianças que são alérgicas. Ficar longe de cigarro, manter a casa sempre arejada e lavar as mãos evitam a contaminação com vírus e bactérias.