Gravidez de Fernanda Lima é de risco, e médico faz triste revelação

PUBLICIDADE

A apresentadora Fernanda Lima está grávida. A novidade também trouxe um susto. Aos 41 anos de idade, a comunicadora estaria enfrentando uma gestação de risco. A idade mais avançada pode criar males para o bebê, como explicam especialistas. 

De acordo com o obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Albert Einstein, depois que a mulher passa dos 35 anos, a cada ano a mais de idade aumentam as chances de problemas para a mãe e também o bebê que ela carrega. Uma das doenças mais comuns que pode atingir o bebê é a síndrome de down. 

O médico explica que acontece uma espécie de mutação genética por conta do envelhecimento dos óvulos, que favorece o aparecimento de males indesejados. A mãe acima dos 35 anos, durante a gestação, encontra outros riscos. Aumentam as chances dela ter pressão alta, diabete, hipertiroidismo e outros problemas durante a gravidez. 

O bebê também pode não ter tamanho e peso suficiente, mesmo quando a gestação consegue chegar aos nove meses, o que em mães de idade mais avançada vira uma raridade. É comum o parto ser antecipado para oito meses, justamente, para evitar problemas mais sérios. 

“Mesmo que já tenha tido filhos, pela questão da idade está sujeita à situação. Com o útero mais envelhecido, pode haver a formação da placenta com menos capacidade de nutrir o feto. Por isso, é uma gestante que tem que ser olhada.”, explicou o médico do hospital paulista. 

Ainda que apresentadora da Globo biologicamente não aparente ter a idade que tem, ela já se aproxima da menopausa. O declínio natural dos hormônios provoca a diminuição da massa óssea.

É recomentado, nesses casos, que a mulher faça um acompanhamento intensivo durante sua gravidez. Celebridades como a apresentadora Eliana e a cantora Ivete Sangalo passaram por situações parecidas.