Veja com quantos pontos a CNH será suspensa com mudança proposta pelo Governo Bolsonaro

PUBLICIDADE

O Governo Federal já vem sondando mudanças na forma como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é hoje em dia. A intenção do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sempre foi deixar o cenário mais confortável para o brasileiro.

No entanto, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse nesta terça-feira, dia 9 de abril, que a mudança proposta pelo Governo é de mudar a pontuação máxima de infrações da CNH; e isso causou alvoroço na população.

Hoje em dia, para a habilitação ser suspensa no período de um ano, o motorista precisa cometer o limite máximo de 20 pontos em infrações. Agora, a mudança propõe que esse número de pontuações dobre para 40 pontos, dificultando bem mais o infrator de perder a CNH.

Além disso, o Governo também propõe outras mudanças, como a renovação de CNH somente a cada 10 anos, já que hoje em dia o prazo de validade para a carta de motorista é de 5 anos, já necessitando de uma reavaliação do condutor.

Apesar de aumentar o número de pontuações para perder a carta, o ministro afirmou que, em casos mais graves, a suspensão será mais rígida e breve, já que, hoje em dia, por exemplo, em casos de alcoolismo no trânsito, o caso passa por seis instâncias até ter uma condenação ao infrator.  “Para as faltas mais graves vamos simplificar o processo de suspensão”, disse o ministro.

O Governo também tem a intenção de ‘aliviar’ somente para aqueles que cometem infrações como ultrapassar a velocidade em radares e outros tipos ‘mais leves’ do que alcoolismo e alguns crimes de trânsito.