Duas apresentadoras são afastadas da Globo por terem criticado Bolsonaro

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sempre critica a emissora Rede Globo de Televisão e todas as empresas do Grupo Globo, incluindo também a Globo News. E, uma polêmica instaurou-se recentemente.

O Grupo Globo tem em suas regras que é proibido que quaisquer jornalistas da empresa mostrem suas opiniões políticas ao público, mesmo que em meios de comunicação não pertencentes à empresa, mas sim pessoal. 

As apresentadoras Leilane Neubart e Mônica Waldvogel, que são contratadas do Grupo Globo e apresentam jornais da Globo News, foram afastadas por cinco dias. A punição serviu para que ambas fossem avisadas de que não será tolerada novas posições políticas em suas redes sociais.

As duas apresentadoras criticaram e discutiram com o presidente da República, que costuma criticar muito parte da imprensa. As discussões causaram repercussão e geraram esse ‘castigo’ para as apresentadoras.

O presidente não se pronunciou sobre o afastamento de ambas as apresentadoras. O Grupo Globo teria cumpriu um procedimento padrão que a empresa tem. Entretanto, não é comum ver este tipo de decisão ser tomada.

As regras só cabem para jornalistas, então não são aplicadas a atores, como José de Abreu, e apresentadores, como o Faustão, que frequentemente se posicionam politicamente. As regras estão nos Princípios Editoriais do Grupo Globo, que visam somente noticia,r sem dar opiniões, assim não influenciando a posição popular, já que o Grupo Globo é responsável pelos veículos de maiores audiência..