Gêmeas unidas pela cabeça ganham ‘bonecas siamesas’ para ajudá-las na recuperação

PUBLICIDADE

Maria Ysabelle e Maria Ysadora são gêmeas e elas nasceram unidas pela cabeça. A situação era bastante delicada, mas após realizar uma série de exames, os médicos do Hospital das Clínicas da USP, em Ribeirão Preto, decidiram submetê-las a uma cirurgia de separação.

E a pedido dos próprios médicos, artesãs confeccionaram duas bonecas unidas pela cabeça, assim ele teria alguma facilidade para explicar às duas meninas de 2 anos como seria o processo ao qual elas seriam submetidas.

Felizmente a cirurgia foi um sucesso, e o pai das gêmeas contou que elas estão sentindo falta uma da outra e que, de vez em quando, colocam alguma coisa na cabeça, mas aí eles explicam que as duas estão separadas agora, mas estarão sempre próximas.

Os médicos informaram que elas precisam passar por esse processo de adaptação e é preciso ter muita paciência, por isso as bonecas são importantes, pois ajudam nessa fase. As ‘bonecas siamesas’ têm os nomes das meninas gravados na roupa e têm o cabelo parecido com o das meninas.

As artesãs explicaram que, no topo da cabeça de cada uma das bonecas, elas colocaram um velcro, assim é possível unir as duas bonecas para que elas fiquem iguais às gêmeas quando nasceram, mas depois podem ser separadas e assim as crianças entendem melhor o que houve com elas.

Maria Ysadora foi a primeira a receber alta hospitalar, pois se recuperou muito bem, enquanto Maria Ysabelle ficou internada por mais um período, já que precisou de um implante de pele na cabeça.

A família ficou muito feliz com o resultado e agora as gêmeas poderão ter uma vida normal e as ‘bonecas siamesas’ ajudaram muito as crianças.