De surpresa, Bolsonaro dá ‘xeque-mate’ em Vélez e anuncia novo ministro da Educação

PUBLICIDADE

Através de uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a demissão do ministro da Educação Ricardo Vélez Rodriguez.

Além disso, Bolsonaro anunciou o substituto de Vélez ao cargo. O escolhido para assumir o lugar do ministro foi Abraham Weintraub.

Antes de anunciar a demissão do ex-ministro da Educação, Bolsonaro teve uma reunião a portas fechadas com Vélez, na parte da manhã desta segunda-feira (08). Logo após a conversa, ele anunciou sua decisão através das redes sociais.

Bolsonaro escreveu: “Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao prof. Vélez pelos serviços prestados”.


Colombiano de nascença e naturalizado Brasileiro, o ex-ministro da educação tomou posse do cargo no dia 1 de janeiro deste ano, quando o presidente Jair Bolsonaro entrou para comandar o governo, após vencer as eleições presidenciais.

O ministro vinha enfrentando uma “guerra interna” no MEC, provocada por desentendimentos entres os militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho. O presidente Jair Bolsonaro já havia dado pistas de que poderia demitir Vélez do cargo na última sexta-feira (05).

Durante uma reunião com jornalistas, que aconteceu em meio a um café da manhã, o presidente deixou claro que poderia acontecer: “Segunda-feira vai ser o dia do ‘fico ou não fico’”. Pouco depois da declaração dada pelo presidente, o ex-ministro alegou que não entregaria o cargo.

O novo secretário escolhido para assumir o cargo já trabalhava dentro do governo de Jair Bolsonaro. Ele era secretário-executivo da Casa Civil, segundo cargo mais importante da pasta. Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tendo atuado mais de 28 anos no mercado financeiro.

O novo ministro é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1994) e mestre em administração na área de finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).