Um quinto dos seguidores de Jair Bolsonaro no Twitter são fake, revela pesquisa

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada recentemente pela agência de reputação Bold Lion, deixou os seguidores do presidente Jair Bolsonaro furiosos, pois ela afirma que boa parte dos internautas que o seguem no Twitter, são fake.

A pesquisa fez um levantamento de alguns dos políticos que se candidataram à presidência do Brasil em 2018,ss  e a intenção era descobrir quantos seguidores fakes eles tinham. Segundo os dados, mais de um quinto dos seguidores de Bolsonaro são de perfis falsos.

Foi utilizado um espaço amostral de mil seguidores selecionados de forma aleatória dos seguintes políticos: Fernando Haddad, Jair Bolsonaro e também dos políticos Tiririca, João Amoedo e Carla Zambelli.

Dos 1.013 seguidores de Bolsonaro que foram selecionados, 218 são fakes, ou seja, 22%. De Fernando Haddad foram analisados 1.015 seguidores e 178 são fakes, 18%. Tiririca teve 1.036 seguidores analisados, sendo que 106 são fakes, 10%. E dos 1.002 seguidores de Carla Zambelli, 5% são fakes.

Nós coletamos aleatoriamente uma parcela do following de cada um e utilizamos uma ferramenta digital para identificar os bots, classificados como fakes“, informou Gustavo de Amorim, um dos sócios da Agência.

Esta ferramenta analisa vários fatores para conseguir identificar quando um seguidor é considerado ‘fantasma’, por exemplo, é verificada a presença deste usuário na internet, os nomes, entre outros detalhes. Quando um perfil é considerado bot, quase não tem postagem de tweets e são usados números nos nomes.

Perfis privados não entraram nesta pesquisa, já que é impossível fazer uma varredura nas atividades do mesmo, então não há como identificados como fakes ou não.