O dia em que uma estrela pop salvou o planeta da 3º Guerra Mundial

PUBLICIDADE

Após a segunda guerra mundial, as décadas seguintes ao conflito (50, 60, 70, 80 e 90) foram de grande tensão entre os Estados Unidos e a Rússia. Esse período ficou conhecido na história como Guerra Fria. O que pouca gente sabe é que, para muitos, quase houve uma terceira guerra mundial. 

O novo conflito só não teria acontecido devido a um astro da música pop, James Blunt. O cantor ficou conhecido aqui no Brasil por conta do hit chiclete ‘You’re Beautiful’.  O cantor serviu ao Exército britânico e participou da chamada batalha de Kosovo. Em 1999, ele recebeu uma ordem superior, mas decidiu não segui-la. 

Os 30 mil soldados da rainha tinham que chegar a um aeroporto da região, mas o Exército russo chegou ao local primeiro. O que fazer então com esse imprevisto? O general americano Wesley Clark, na época comandante da Otan, deu a ordem: “Atacar”, “destruir” e “conquistar”. Blunt, inclusive, afirmou que as palavras usadas e o tom do general eram “incomuns”.

O cantor, que na época era capitão, não seguiu a ordem do superior americano (as tropas eram misturadas, pois juntas serviam à Otan). Ele apenas ordenou que seus homens ficassem a postos, caso algo acontecesse. 

Blunt poderia ter sido acusado de insubordinação e levado a uma corte marcial, mas, no fim, o bom senso prevaleceu, uma vez que russos e Otan oficialmente não brigavam em lados diferentes no conflito

Anos depois, outro general, Mike Jackson, disse que se tivesse acontecido o ataque, o mundo teria visto a terceira guerra mundial, devido a tensão da Rússia com o ocidente.