Beber moderadamente faz bem à saúde? Saiba o que diz um novo estudo

PUBLICIDADE

Uma questão que sempre causa grande polêmica é se o consumo moderado de bebida alcoólica é prejudicial ou não à saúde. Muitas pesquisas alegam que beber moderadamente traz benefícios para o organismo, porém, um estudo recente mostrou exatamente o contrário.

Na semana passada foi publicada uma pesquisa onde é revelado que tomando uma garrafa de vinho por semana, o risco de câncer aumenta na mesma proporção de quem fuma 10 cigarros. Outro estudo revela que qualquer outro tipo de bebida alcoólica aumenta a possibilidade de sofrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Este estudo foi divulgado pela revista científica The Lancet, mostrando que o consumo de bebida alcoólica, mesmo que de forma moderada, não faz bem à saúde. Tomando de um a dois copos por dia, o risco de doença aumenta em até 15%. Se for quatro copos por dia, o risco é elevado para 35%, já que o álcool contribui para o aumento da pressão arterial, que acaba aumentando ainda mais a probabilidade de ter um AVC.

Estes relatórios reforçam o que um outro estudo mostrou em 2018, afirmando que não existe níveis saudáveis para uma pessoa consumir bebida alcoólica. Seja qual for a quantidade de álcool ingerida, por menor que seja, acabará prejudicando a pessoa.

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, cerca de 2,3 bilhões de pessoas no mundo todo, consomem álcool com uma média de 33 gramas por cada pessoa. E a preocupação é ainda maior porque existe a tendência de que o consumo de álcool aumentará nos próximos dez anos.