Jair Bolsonaro revela quando deve acabar com o horário de verão e divide os brasileiros

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro já havia sinalizado que sua intenção era acabar de vez com o horário de verão no Brasil e que para isto havia solicitado alguns estudos para se informar melhor. E nesta sexta-feira (05), o presidente informou que deve mesmo acabar com o horário de verão.

Segundo o presidente, o tema já foi amplamente debatido com Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia. Em um encontro com jornalistas no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse: “A ideia nossa é que não tenha horário de verão neste ano. Está quase certo”.

Após ter recebido os estudos feitos pelo deputado João Campos (PRB-GO), o assunto foi debatido com a área responsável no governo. Na última segunda-feira, Bolsonaro chegou a pedir ao ministro de Minas e Energia para que fizesse um estudo para saber quais seriam as possibilidades de extinguir o horário de verão e de acordo com Bento Albuquerque é um assunto delicado, pois há prós e contras, sendo que tudo isso foi levado ao presidente.

O ministro ainda fez questão de lembrar que boa parte do Brasil não conta com horário de verão, já que o mesmo só é adotado na região Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

O último horário de verão durou bem menos que os anteriores, pois começou dia 4 de novembro de 2018 e terminou em 16 de fevereiro deste ano. Geralmente, a mudança de horário começa no terceiro domingo de outubro.

Desde 1931 que o país conta com a mudança de horário para tentar economizar energia. Só que nos últimos anos, os picos de consumo mudaram de horário e não acontecem mais somente no final do dia. Com isso, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia acha desnecessária a alteração nos relógios.