Por que não conseguimos lembrar da época em que éramos bebês?

PUBLICIDADE

Por que não conseguimos lembrar da época em que éramos bebês? Durante toda a vida, as pessoas costumam escutar familiares e amigos da família que conviveram com eles desde o nascimento, contando histórias engraçadas e tristes da época em que ainda eram bebês.

Os adultos não se lembram de coisas que aconteceram antes de seus dois anos

Mesmo que a história tenha sido marcante, ninguém consegue lembrar de fato o que aconteceu no determinado dia da história, apenas as fotos podem ser vistas para figurar o cenário do acontecimento.

Em média, um ser humano consegue recordar apenas de coisas que aconteceram a partir dos seus dois anos de idade até seus quatro anos, dependendo de cada pessoa. Isso se deve ao fato de que as informações lançadas ao cérebro só são processadas de maneira mais eficaz a partir dessa idade.

A memória humana começa a ser utilizada a partir de dois a quatro anos após o nascimento do bebê. Nessa fase, as lembranças guardadas pelos bebês dizem respeito apenas aos pais e ao ambiente que vivem. Essas são chamadas memórias semânticas e são responsáveis apenas pelo conhecimento da criança pelo mundo.

A memória humana só começa a ser guardada a partir de quatro anos

A memória que apresenta detalhes das experiências da vida por meio dos acontecimentos é a memória episódica. Ela vai se desenvolvendo com o passar dos anos e fica guardada na superfície do cérebro e no córtex. A memória do som e a memória da visão são desenvolvidas a partir do quarto ano de idade de um ser humano.

Respondendo ao questionamento inicial: por que não conseguimos lembrar da época em que éramos bebês? A resposta é simples, não lembramos porque o padrão neural de ligações do cérebro era reduzido e as lembranças eram momentâneas e não ficaram armazenadas.