Câmara do Rio de Janeiro abre processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (02), a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou a abertura do processo de impeachment de Marcelo Crivella, prefeito da cidade. Foram 35 vereadores votando pela admissibilidade do processo e somente 14 sendo contra.

Teve um vereador que se absteve e Jorge Felippe, presidente da casa, se declarou impedido de votar, já que está no topo da lista sucessória, caso o impeachment venha a ser aprovado. Bastaria a maioria para que houvesse a aprovação.

Fernando Lyra Reys é autor do pedido de impeachment de Marcelo Crivella, ele é fiscal da Secretaria de Fazenda e denunciou o prefeito por crime de responsabilidade, devido à renovação de contratos de mobiliários urbanos no final do ano passado.

Agora que houve a abertura do processo de impeachment, foi formada uma comissão processante, tendo 3 vereadores sorteados, sendo eles: Paulo Messian, do PROS; Luiz Carlos Ramos Filho, do PTN; e Willian Coelho, do MDB, que é o presidente, mais o Luiz Carlos, relator.

Marcelo Crivella tem 10 dias para fazer sua defesa, contando a partir da publicação desta admissibilidade no Diário Oficial, e a comissão tem um prazo de 90 dias para que o relatório possa ser aprovado.

Após a conclusão do documento, o mesmo será levado a plenário e precisará de dois terços dos votos dos vereadores para que seja aprovado e neste caso, o prefeito do Rio de Janeiro poderá ser afastado do mandato, mas caso seja rejeitado, então o impeachment é arquivado e ele continua ocupando o cargo até que haja a votação do relatório.